educação

UFSM é destaque em ranking britânico

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)

As ações desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) renderam mais um reconhecimento internacional. Conforme a revista britânica Times Higher Education (THE), que realiza o ranking global de avaliação do impacto social e econômico das universidades, a UFSM é destaque na avaliação do Objetivo 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ocupando a 52ª colocação mundial e a 4ª no Brasil. O THE Impact Ranking avalia as instituições no que se refere ao cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sexta-feira é o último dia para inscrições na Olimpíada de História

No objetivo 2, são avaliadas ações de administração, ensino, pesquisa e extensão direcionadas a acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Em outros dois aspectos verificados, a instituição local ocupa posições entre a 101ª e a 200ª: Objetivo 1 - Erradicação da Pobreza, que destaca iniciativas para acabar com a pobreza em todas as suas formas, e Objetivo 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, cujo foco são as ações com vistas a promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Nesses dois ODS, a UFSM está, respectivamente, na 5ª e na 4ª colocação nacional, conforme o levantamento.

Mapa da Extensão da UFSM será lançado em 29 de abril

No ranking geral, a UFSM está situada entre a 401ª e a 600ª colocação e, entre as universidades brasileiras, na 14ª posição, empatada com outras instituições. Em 2020, estava na faixa entre o 201º e o 300º lugar geral e na 7ª posição nacional. Porém, neste ano o número de universidades avaliadas foi maior - passou de 768 para 1,2 mil, sendo 35 brasileiras.

O Times Higher Education é um dos mais conceituados levantamentos internacionais do Ensino Superior. Essa é a terceira edição do ranking que considera os ODS e avalia o impacto das instituições que promovem ações de sustentabilidade, igualdade de gênero, políticas para redução da desigualdade, entre outras. (Com informações da assessoria da UFSM)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lattes passa a registrar licença-maternidade de pesquisadoras Anterior

Lattes passa a registrar licença-maternidade de pesquisadoras

Próximo

Sexta é o último dia para participar da lista de espera do Sisu

Educação